quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O carteiro e o poeta


o livro de antonio skármeta conta a história de um jovem carteiro que se torna amigo de um grande poeta, pablo neruda. mario jiménez é o encarregado de entregar a correspondência de uma única pessoa, neruda, e nessas visitas diárias que ele faz a casa do poeta, surge uma grande amizade, em que neruda faz o papel de casamenteiro, padrinho de casamento e do filho de jiménez. além da poesia nós também podemos encontrar no livro um pouco de política, através da narração de algns fatos referentes a eleição de salvador allende. o livro é muito agradável de se ler, pois nos permite ser "como um barco tremendo em suas palavras". existe uma versão para o cinema desse livro, mas eu confesso que nunca assisti, apesar dela já ter passado algumas vezes na tv. um dos trechos que mais gostei do livro é o seguinte: "aqui na ilha, o mar, e quanto mar. sai de si mesmo a cada momento. diz que sim, que não, que não. diz que sim, em azul, em espuma, em galope. diz que não, que não. não pode sossegar. chamo-me mar, repete batendo numa pedra sem convecê-la. e então, com sete línguas verdes, de sete tigres verdes, de sete cães verdes, de sete mares verdes, percorre-a, beija-a, umedece-a e golpeia-se o peito repetindo seu nome". e para encerrar, faço do pedido de neruda, meu pedido: "quero que você vá com esse gravador passeando pela ilha negra e grave todos os sons e ruídos que vá encontrando. preciso desesperadamente de algo, nem que seja o fantasma da minha casa. a minha saúde não anda nada bem. sinto falta do mar. sinto falta dos pássaros. mande para mim os sons da minha casa."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Diabo Veste Prada


eu fiz um texto sobre "o diabo veste prada". eu costumo primeiro digitar o texto no word pra depois copiar e colar no blog, mas não sei porque, esse blogspot não aceita que eu cole o texto. eu tenho que escrever aqui no painel dele mesmo. só que eu não vou digitar o texto de novo!!!! por isso ele está publicado no meu outro blog, o Pensamentos & Histórias.
pasem lá e comentem sobre o livro aqui, ou simplesmente comentem, porque acredito que vcs conhecem a história. dá próxima vez em digito aqui. bjs




sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

depois do escorpião


oi, faz tempo que não venho aqui, mas eu sou brasileira e não desisto nunca!!!! rsss
bom, eu não acabei de ler "ana karenina" e nem sei quando vou acabar. talvez quando me aposentar ou comprar umas daquelas versões resumidas, porque sinceramente, essas 700 páginas parecem intransponíveis pra mim.
mas, não desisti dos livros, isso JAMAIS!!!! já li inúmeros livros desde o último post e o último foi "depois do escorpião", de samantha moraes. ela conta sua história, da mulher que foi trocada por bruna surfistinha, a garota de programa.
já tinha lido o livro de bruna há uns anos e hoje li o de samantha, em 2h. o livro é muito bom, conta a história de uma mulher guerreira que, apesar de ter todos os motivos do mundo, nunca desistiu e hoje está feliz, com um novo amor, um novo emprego, uma família maior e novas expectativas.
recomendo o livro pra quem gosta de ver pessoas como eu e você dando a volta por cima.
p.s.: samantha, virei sua mais nova fã!!!!